terça-feira, 2 de março de 2010

Vale a Pena Lutar

A certeza de ter realizado um trabalho digno em minha caminhada política é constatada no respeito que sempre tive dos colegas, adversários e imprensa.

Os principais jornais brasileiros, emissoras de rádio e televisão deram destaque especial à minha atuação como parlamentar, não só no MDB, como na minha rápida passagem pelo PT, em que, por decisão dos companheiros Deputados Federais Airton Soares, Antônio Carlos de Oliveira, Edson Kahir e Luiz Cecchinel, fui indicado líder da Bancada.

Ao denunciar mordomia do Ministro do Trabalho, com suas compras de alimentos e material de limpeza com recursos do Tesouro Federal, em quantidade mensal maior do que o estoque de um supermercado de tamanho médio, fui notícia de primeira página nos jornais e revistas do eixo Rio – São Paulo por várias semanas.

Na campanha para as eleições municipais de 1976, no Sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, os candidatos do MDB usaram a denúncia que fiz como propaganda eleitoral. Constatei pessoalmente isso quando estive em Rio Negrinho, Santa Catarina, juntamente com Luiz Henrique da Silveira, governador do estado, naquela época Deputado Federal.

Além dos livros contendo boa parte do meu trabalho como Deputado, “Da mesa Farta à Subnutrição”; “És Tu, ó Perturbador?” e “Escândalos: os frutos do Regime!”, tive a honra de ser citado por vários escritores famosos, como Carlos Eduardo Navaes, em seu livro “O Quiabo Comunista”.

Darcy Ribeiro, num de seus últimos livros também faz referência ao meu trabalho como parlamentar.

O jornalista Clovis Senna, numa de suas publicações, realça minha atuação na Câmara dos Deputados.

A revista Veja, quando publicou edição especial sobre seu jubileu de prata,deu destaque aos fatos mais importantes ocorridos no Brasil e divulgados pela revista, nos seus 25 anos de existência. Noticiou como fato importante a denúncia que fiz contra as mordomias na residência oficial do Ministro do Trabalho.

Foi imensamente gratificante ser lembrado por renomados escritores, sob a supervisão da FGV - Fundação Getulio Vargas, relacionando os brasileiros que mais se destacaram de 1930 a 1983. Parte da minha biografia é relatada naquela coleção de quatro volumes. Fatos históricos importantes estão nesta coleção, registrando a forma correta com que exerci os cargos públicos até aquele ano.

O trabalho de Antônio Fernandes de Oliveira, o Tonhão, contando minha vida em versos, na publicação “O Incansável Lutador” foi uma homenagem que me emocionou pela singeleza deste poeta autodidata e pela riqueza de detalhes da minha vida política.

Pela amizade e fidelidade dos companheiros e amigos e pelo carinho, atitudes e palavras generosas de pessoas anônimas, olho para o passado e revejo os caminhos que percorri e só tenho um sentimento:

Vale a pena lutar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário