terça-feira, 28 de agosto de 2012

Da Mesa Farta à Subnutrição

A repercussão nacional alcançada pela denúncia que fiz na Câmara dos Deputados sobre a Tomada de Preços 08/75, para o fornecimento de gêneros alimentícios e material de limpeza, destinados à residência oficial do ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, alterou minha rotina de parlamentar. Fui convidado para visitar cidades do Rio Grande do Sul, terra natal do ministro, onde participei de encontros com estudantes e líderes do MDB. Estive no Paraná, visitando os companheiros, a convite de integrantes da bancada federal. No Rio Grande do Norte a convite do deputado Carlos Alberto, fiz palestra na Câmara Municipal. Estive com o deputado Luiz Henrique da Silveira, (por duas vezes governador de Santa Catarina), quando ele se candidatou à prefeitura de Joinville. Na mesma ocasião, visitei, ao seu lado, cidades do interior catarinense mantendo contato com candidatos emedebistas às eleições municipais de 1976.

A convite de integrantes dos movimentos culturais de São Paulo participei de ato público da categoria, na Capital. Frequentemente recebia pedidos para enviar cópias com o inteiro teor das denúncias, até mesmo, para brasileiros residentes fora do País. O renomado escritor Eduardo Carlos Novais, num dos seus livros, “O Quiabo Comunista”, escreveu a crônica fazendo menção às mordomias do Ministro do Trabalho. A revista Veja, na sua edição especial de 25 anos de existência, apresentou o episódio das mordomias, incluindo os gastos do Ministério do Trabalho com alimentos e gêneros de limpeza, como fato importante divulgado em suas páginas.

Diante de tamanha repercussão da denúncia contra a mordomia do Ministro, decidi publicar uma coletânea com pronunciamentos e trabalhos realizados na Câmara Federal. O principal trabalho foi, e não poderia ser diferente, a veiculação dos discursos em plenário e atividades acontecidas nas comissões técnicas do Congresso Nacional. Dei à obra o título de “Da Mesa Farta à Subnutrição.” 

A pedido de acadêmicos de Direito da Universidade Católica de Goiás, seu lançamento aconteceu na UCG. Centenas de estudantes prestigiaram o evento. Mais de mil exemplares foram autografados e distribuídos naquela noite. Em seguida, alunos de outras instituições educacionais programaram novos eventos para a distribuição da coletânea de discursos. Em pouco tempo, “Da Mesa Farta à Subnutrição.” era conhecida da maioria do estudantado goiano e livro indispensável às bibliotecas escolares.

Câmaras de centenas de municípios, por solicitação dos seus presidentes, receberam um exemplar. Inúmeras bibliotecas particulares contam com, pelo menos, um exemplar da coletânea, principalmente em Goiás. Numa visita que fiz, há dois anos, à cidade de Goiás, a querida Goiás Velha, visitando a casa em que morava a escritora Cora Coralina, às margens do Rio Vermelho, fui surpreendido com um exemplar da coletânea do meu trabalho na Câmara Federal, na biblioteca da escritora. Surpresa agradabilíssima.

Depois de presentear amigos e interessados em possuir em sua biblioteca o “Da Mesa Farta à Subnutrição”, acabei ficando sem nenhum exemplar. Mês passado, fui presenteado pela Onaide, com a coletânea, encontrado por ela numa loja de livros e revistas antigas aqui de Anápolis. 

Agradeço a Deus a todo instante pela oportunidade que me deu para que pudesse participar, de forma autêntica e decisiva, na luta pela derrubada da ditadura militar de 1964. Nós do MDB de Anápolis nos unimos aos demais democratas do País, comandados por Ulysses Guimarães, juntos dentro de um mesmo ideal, fizemos a história que todos esperavam que fizéssemos: Conquistamos a democracia... (continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário