quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Entre a saúde pública e o planetário


Há um velho provérbio que diz que “uma boa imagem vale mais que mil palavras”. Até hoje não surgiu algum outro método de avaliação dos acontecimentos que pudesse superar essa verdade. Ela tem sido tão resistente às transformações sociais e tecnológicas quanto a aritmética, ciência exata ao garantir que 2 + 2 = 4. No passado, hoje e no futuro, sempre 2+2 serão 4. Vamos a exemplos práticos das imagens que falam mais que longos discursos.

Quando Iris Rezende Machado chegou ao governo em 1983, para a Secretaria da Fazenda indicou Osmar Cabral. Preocupado com a evasão de Imposto de Circulação de Mercadorias (ICM), agiu com rigor, principalmente nos postos de fiscalização das estradas, fazendo uma verdadeira operação “pente-fino”. O mesmo tratamento dispensou aos comerciantes. Logo a fama correu que o governo Iris (PMDB) não perdoava ninguém. A oposição gritava, os contribuintes atingidos reclamavam pelo rádio e televisão. Era uma chiadeira danada! Foi aí que um cartunista produziu charge descrevendo a questão, de forma bem-humorada. Numa encruzilhada qualquer de Goiânia, umbandistas foram fazer despacho. Quando sacrificaram a galinha preta e abriram a garrafa de pinga (aguardente), surgiu o fiscal da Receita estadual com o famoso bloquinho e aplicou a multa pela ausência de notas fiscais para a galinha e a cachaça. A repercussão foi imediata e pelo Estado todo.

Outro fato marcante dentro desse tema ocorreu por ocasião das eleições gerais de 1998. O PMDB reinava em Goiás de maneira soberana, total mesmo. As oposições  se aglutinaram em torno da candidatura do deputado Roberto Balestra. Sua candidatura não alavancava, enquanto a de Iris Rezende crescia sem parar. Balestra refluiu do seu projeto de disputar a governadoria, disputando mais uma vez cadeira para a Câmara Federal. Quase que para o sacrifício, em sua substituição, surgiu o nome do deputado Marconi Perillo. Enquanto isso, ciente da sua força esmagadora e confiando numa vitória arrasadora, Iris lançou sua esposa, Iris de Araújo, para ser suplente de Maguito. Foi buscar em Jataí, terra de Maguito, o deputado Romilton Morais, primo do candidato ao Senado, para ser seu companheiro de chapa como candidato a vice-governador. A oposição escreveu artigos para jornais e revistas, concedeu constantes entrevistas, realizou comícios por todo o Estado, criticando a “panelinha peemedebista”. Quanto mais batia, mais Iris c
rescia. Iniciado o programa eleitoral pelo rádio e televisão, a equipe de  marketing de Marconi contratou o humorista Nerso da Capitinga, que se transformou na grande estrela do “moço da camisa azul.” Com aquele jeitão simplório, colocando pé de frango, costela de porco, pescoço de pato dentro da caçarola roceira, e falando da panelinha, Iris e o PMDB não resistiram.

Na campanha de Anápolis, a grande queixa da população com a atual administração tem sido as falhas existentes no setor de saúde pública. Todos os candidatos adversários do prefeito usam os horários dos programas de rádio e televisão para comentarem a crise por que passa a saúde pública municipal. Não tem alcançado nenhum resultado positivo. Continuam lá embaixo nas pesquisas de intenção de votos. Gritam contra a política de construção e reformas de praças, com chafariz esguichando água para cima dia e noite. Não tem adiantado. É pregação no deserto! Essa semana o deputado José de Lima, um dos candidatos adversários do prefeito, visitando o Hospital Municipal, encontrou por lá ambiente de caos total. Uma mãe desesperada, filho de dois anos ao colo, febre altíssima, tossindo muito, já não tinha fôlego nem para chorar. Transtornada, gritava por atendimento. Nada de ser atendida. A chegada do deputado foi saudada com euforia por todos. A mãe logo gritou do meio da multidão

– Deputado, o que o senhor vai fazer?

– Vou fazer muitas praças. Vou construir uma grande praça que vai esguichar água até na lua...

A frase dita pelo deputado José de Lima, integrante da base aliada do governador Marconi Perillo, pode não lhe render votos, mas já é a mais comentada em Anápolis.

O deputado ainda não sabia que esguicho não, mas está sendo instalado um Planetário na Praça Jamel Cecílio, na divisa dos bairros JK-Nova Capital, para que a população possa ver a lua, planetas, estrelas e asteroides, com mais detalhes que a observação a olho nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário