quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Consolidando candidatura e conquistando Goiás


Anápolis teve papel relevante na derrubada da ditadura de 1964. A vergonha que alguns políticos nos passam no momento manchando o nome honrado do seu povo, deverá ser superada rapidamente. Anápolis é maior que qualquer crise, por mais desmoralizante que seja. Já vivemos momentos melhores.

Voltemos à história que honrou as tradições anapolinas: decidido que o advogado Hélio Roriz seria candidato à suplência de Henrique Santillo a uma das sublegendas do MDB ao Senado, os companheiros do Entorno de Brasília, comandados pelos emedebistas de Luziânia, se agregaram à candidatura santilista e a defenderam com garra e determinação.

O acordo que fizemos com Joaquim Domingos Roriz e o diretório do MDB local, para que houvesse tratamento em igualdade de condições aos candidatos do partido ao Senado, sensibilizou a população de toda região. Henrique Santillo se transformou imediatamente no maior líder político do Estado. Hélio Roriz, conceituado advogado, membro influente do MDB local, trabalhou incansavelmente em toda região.

Por outro lado, eu que abrira caminho para a consolidação da candidatura de Joaquim Roriz a deputado estadual, em várias regiões do Estado, mesmo sem pleitear apoio à minha candidatura a deputado federal na região, por interferência de Roriz fui escolhido pelos companheiros de Luziânia e região do Entorno que apoiavam Joaquim Roriz, como candidato oficial do MDB.

Consolidada a região do entorno de Brasília partimos para fortalecer a candidatura de Henrique Santillo nas regiões da Estrada de Ferro, Vale do São Patrício e Médio Norte Goiano, de Uruaçu a Porangatu. Nosso prestigio nessa região era imenso. Nosso maior esforço se concentrou no Médio Norte. Por termos participado da organização do MDB em Uruaçu; Campinorte; Campinaçu; Mara Rosa; Mutunópolis; Estrela do Norte; Santa Tereza, Formoso e Minaçu, gozávamos de enorme prestígio e popularidade em toda a região. Nosso principal aliado nesse trabalho era o deputado estadual Juarez Magalhães.

Em Mara Rosa a maior liderança emedebista era José Maurício. Fundador da cidade e do distrito de Maralina, hoje município. Embora mais ligado a Juarez Bernardes do que a Henrique Santillo, terminou optando pela candidatura Santillo atendendo à nossa solicitação. No dia da convenção para a escolha dos candidatos que representariam Mara Rosa, nas eleições de 1978, José Maurício me relatou que o MDB de Mara Rosa apoiaria Juarez Magalhães para deputado estadual, Adhemar Santillo para a Câmara Federal e Juarez Bernardes para o Senado.

Advoguei apoio a Henrique Santillo. Disse-me que a família Santillo estava representada em Mara Rosa, pelo apoio que o município daria à minha candidatura a deputado federal. Argumentei que preferiria, se a questão era apoiar apenas um Santillo, mesmo com toda ligação que tinha com o povo daquele município, que apoiassem a Henrique Santillo ao Senado e colocassem outro deputado federal para me substituir. Com essa minha ação, o diretório decidiu apoiar Juarez Magalhães, Adhemar Santillo e Henrique Santillo.

Assim, com nosso trabalho em toda a região, as principais lideranças emedebistas, declararam apoio a nós três. A exceção ficou por conta de Formoso onde o prefeito Nelinho e todo diretório do MDB ficaram com Juarez Bernardes, José Freire e o candidato a deputado estadual Epitácio. Ao nosso lado em Formoso, ficou a vereadora Nilda Mota Lucindo, à época, a maior liderança feminina do Médio Norte. (Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário