sábado, 27 de fevereiro de 2010

Futebol amador: minha paixão

Mesmo não sendo um craque bom de bola, sempre gostei de jogar futebol. Creio que estar com os amigos e participar das disputas eram o que mais me atraía.

Mas minhas experiências futebolísticas foram encerradas muito cedo, quando recebi junto com a equipe do Ipiranga Atlético Clube, a faixa de Campeão Anapolino de 1959.

Logo depois, o Anápolis Futebol Clube, a Associação Atlética Anapolina e o Ipiranga Atlético Clube deixavam a LAD, Liga Anapolina de Desportos passando à Federação Goiana de Futebol, disputando o campeonato profissional.

A LAD, dirigida pelo senhor Manoel Gonçalves Cruz, pai de Petrônio, Aécio, Pepey, Carlota e Consolação, praticamente ficou desativada. Sem sede própria para atender seus filiados, sem recursos financeiros para sua manutenção, a situação da LAD tornou-se difícil para agregar e apoiar os times que sobraram. Os principais times integrantes da Liga passaram a ser o Anhangüera, o Maracanã, o Mago, o União, o Flamengo, o Vila Góis, o Santa Cruz, o Anatex e outros poucos clubes representantes de bairros e vilas da cidade.

Manoel Cruz decidiu se afastar da presidência da LAD, passando o cargo ao seu secretário Alfredo Marcelino, que alugou um pequeno cômodo comercial perto do antigo Estádio Manoel Demóstenes, à Rua Quintino Boicaiúva com Travessa Cangussu, e mesmo sem energia elétrica, atendia ali os times amadores.

Valdivino Reginaldo, presidente do União Esporte Clube e Ilidio Garcia, presidente do Flamengo Futebol Clube, me procuraram para que eu aceitasse que indicassem meu nome para concorrer à presidência da LAD. Sem outro concorrente, fui eleito no ano de 1965 presidente da Liga Anapolina de Desportos.

Assumindo o cargo, passei a sede da Liga para minha própria, casa à Rua Rui Barbosa e enquanto organizava o campeonato amador, levei ao prefeito Raul Balduíno a reivindicação dos desportistas para construção da sede própria da entidade.

Em 1967 com a LAD melhor estruturada, fui reeleito presidente como candidato único. A decisiva colaboração do vereador Laudo Puglisi foi fundamental para que o prefeito Raul Balduíno construísse o campo de futebol amador de Anápolis, em área que pertencia ao Internacional Esporte Clube, uma equipe fundada e dirigida por Bill Fanstone.

Em 1968 o estádio dos amadores foi inaugurado, recebendo o nome de Zeca Puglisi, em homenagem ao irmão do vereador Laudo Puglisi, falecido havia alguns anos, artilheiro da Associação Atlética Anapolina. Atendendo a nossa reivindicação, foi construída na parte inferior da arquibancada coberta do estádio a sede própria da Liga Anapolina de Desportos, onde funciona até hoje.

Por ocasião da inauguração da sede, o secretário da LAD era Milton Alves Ferreira que depois foi vereador, vice-prefeito de Anápolis e Deputado Estadual, sendo hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

A construção do estádio dos amadores possibilitou intercâmbio com clubes amadores de Goiânia. Todos os anos as quatro melhores equipes da Liga Anapolina de Desportos disputavam um octogonal com Santa Helena, Campinas, Vila Operária e Vila Coimbra, times amadores da capital. As disputas eram emocionantes, com jogos em Anápolis e em Goiânia, com claro equilíbrio entre as equipes.

Em 1969, mais uma vez como candidato único, fui eleito para um terceiro mandato como presidente da LAD. Em 1971, sobrecarregado pelas minhas atividades como Deputado Estadual, passei o comando da entidade para João Leite de Morais, com o futebol amador de Anápolis em plena ascensão.

Assim foi a minha colaboração direta ao futebol amador anapolino, como presidente da Liga Anapolina de Desportos.

Um comentário:

  1. Morei em anapolis por quase 40 anos e toda minha infancia e juventude eu passei no estádio Manuel Demóstens. Você ademar, esqueceu de moncionar o secretário da LAD o Rui Sebastião de Rezende. nesse estádio conheci, na minha opinião,os maiores desportistas de Anáplis: Valdivino Reginal e Ilidio Garcia. São lembranças intermináveis, quantas saudades.

    Caribé.

    ResponderExcluir