terça-feira, 2 de março de 2010

Os Simpósios na Câmara de Anápolis

– Com um sol de rachar, como o de hoje, você não acha que é exagero andar de guarda-chuva?

– Um homem prevenido vale por dois!

Essa era a tática do Zé.

Sempre com o seu guarda-chuva, Zé Bigode, fiel emedebista, ajudava na preparação do grande encontro no Cine Santana, para o qual estavam sendo esperados grandes nomes nacionais, inclusive Ulysses Guimarães.

Mas não havia nenhuma nuvem mais carregada no horizonte e a expectativa era de grande sucesso no “Simpósio Estudantil”, evento que aconteceria logo mais à noite.

Walmir Bastos Ribeiro e Walter Gonçalves de Carvalho, dois dos mais destacados vereadores do MDB na Câmara Municipal de Anápolis, anualmente realizavam o “Simpósio Estudantil”, trazendo Deputados e Senadores do MDB.

O fato de ser Deputado Federal facilitava-me trazer para debates em Anápolis os parlamentares mais atuantes e conhecidos nacionalmente. Ulysses Guimarães, Aldo Fagundes, Freitas Nobre, Odacyr Klein, João Gilberto, Lyzâneas Maciel, Jaison Barreto e Marcos Freire, dentre outros, participaram dos simpósios realizados pela Câmara Municipal.

Com a eleição de Henrique Santillo para o Senado, em 1978, e minha reeleição a Deputado Federal, Walmir e Valtinho faziam questão de ampliar o alcance do Simpósio. Deixaram de acontecer no auditório da Câmara, na Praça 31 de Julho, para serem realizados no Cine Santana. Num deles, o conferencista seria o Presidente Nacional do MDB, Deputado Ulysses Guimarães.

Neste dia à tarde, tempo claro e sol escaldante, o Zé Bigode, apareceu com guarda-chuva, causando admiração aos companheiros que preparavam o local:

– Zé, isto aí é guarda sol ou guarda chuva?

– Guarda-chuva. Um homem prevenido vale por dois! Respondeu firme o Zé Bigode. Essa era a tática do Zé.

À noite, o simpósio quase não se concretizou pela forte chuva que começou por volta das 18 horas, só terminando depois da meia-noite. O cinema lotado, apesar da chuva, teve como motivação a presença de Ulysses Guimarães, a grande figura nacional que simbolizava a esperança dos brasileiros.

Vieram caravanas e simpatizantes de inúmeras cidades vizinhas, lotando o cinema, mesmo com o aguaceiro que caía sobre a cidade.

Noutra oportunidade, os convidados eram o Deputado Freitas Nobre e o Senador Jaison Barreto. Deixei Brasília logo à tarde, chegando mais cedo para recepcioná-los. Henrique discursaria no final da tarde em sessão do Senado, não teve como acompanhá-los. Solicitou ao Ivo, seu motorista, que os trouxesse a Anápolis.

Realizando o Seminário, inclusive com a presença de Sodino Vieira, grande líder emedebista de Quirinópolis, levamos nossos convidados para jantar na churrascaria Gaúcha, da Rua Manoel D’Abadia. Ivo, o motorista dos visitantes de Brasília, havia feito sua refeição mais cedo, ficando num barzinho ao lado da churrascaria. Ao terminarmos o jantar, por volta da meia-noite, acompanhamos os visitantes até o carro do Senado que os levaria para Brasília.

Ivo, chamado para assumir o comando do carro, se ajoelhou de frente ao pára-choque traseiro, acendeu um fósforo, clareando ainda mais a placa do carro. Sem compreender o que se passava perguntei:

– Que é isso Ivo?

– Quero ver se o nosso carro é esse mesmo!

Percebemos que os drinques após o jantar fizeram o motorista perder a noção, não conseguindo identificar o carro oficial sob sua responsabilidade.

O Senador Jaison Barreto, com toda camaradagem, desprovido de vaidade e compreendendo a situação disse:

– Ivo, se você não se incomodar eu dirijo o carro!

Já caindo no banco traseiro, Ivo ainda teve tempo de colocar a cabeça para o lado de fora da janela do carro e vomitar pela primeira vez, dizendo:

– Aceito!

O Senador Jaison Barreto dirigiu o carro oficial até Brasília, levando o Deputado Freitas Nobre e o motorista às suas residências.

Segundo o Senador e o Deputado, dirigir até Brasília não foi nada, difícil foi ficar por muito tempo debaixo do chuveiro de água quente, para apagar os sinais das indisposições estomacais do Ivo durante a viagem.

Mas para os anapolinos que ouviram o Senador Jaison e o Deputado Freitas Nobre, o Simpósio foi um sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário