terça-feira, 2 de março de 2010

Luziânia e o MDB

Em 1977, foi editado o “Pacote de abril” pelo Presidente Ernesto Geisel.

Usando dos poderes discricionários que lhe eram garantidos pelo Ato Institucional nº 5 – AI 5, o Presidente Ernesto Geisel baixou o “Pacote de abril” alterando a Constituição Federal, eliminando a eleição para governador pelo voto direto. Também foi criada a figura do “senador biônico” ou “senador nomeado” que era escolhido por voto indireto através da maioria das Assembléias Legislativas Estaduais, mesmo critério utilizado para eleição de governador.

A eleição com participação popular através do voto direto seria para apenas uma vaga no pleito de 1978 e, de acordo com “Pacote de abril”, os dois partidos poderiam lançar até três candidatos em sublegendas.

A Aliança Renovadora Nacional – ARENA, por ter maioria na Assembléia Legislativa, indicou para senador “nomeado” por eleição indireta o já senador Benedito Ferreira, conhecido como Benedito Boa Sorte e como primeiro suplente o ex-prefeito de Silvânia José Caixeta.

Para a disputa do voto direto, a ARENA lançou o ex-prefeito de Anápolis Jonas Duarte, o senador Ozires Teixeira e o Deputado Federal Jarmund Nasser. Com as três sublegendas preenchidas, os arenistas não possuíam suplentes. No caso de vitória o mais votado seria o senador e os outros dois o primeiro e segundo suplentes, por ordem de votação.

O MDB decidiu lançar apenas dois candidatos, o Deputado Estadual Henrique Santillo, representando o grupo autêntico do partido e o Deputado Federal Juarez Bernardes, representando o grupo moderado.

Como o PMDB lançou apenas dois candidatos, Henrique e Juarez, cada qual lançou um suplente. O suplente de Henrique foi o advogado Hélio Roriz, do município de Luziânia. Com a vitória do MDB e Henrique sendo o mais votado, Juarez Bernardes ficou na primeira suplência e Hélio Roriz na segunda.

A escolha do nome de Hélio Roriz e o apoio de Luziânia à candidatura de Henrique ao Senado se deram por uma estreita amizade que me ligava a Carlos Melo.

Bem antes da convenção regional, a maioria dos diretórios municipais do MDB recebia os dois pré-candidatos, Henrique e Juarez, de forma democrática, organizando reuniões sem demonstrar preferência, dando oportunidade para os dois candidatos se apresentarem aos eleitores.

O diretório de Luziânia, que estava lançando Joaquim Domingos Roriz para Deputado Estadual, estava fechado com Juarez Bernardes, se negando a receber Henrique. Contávamos com o amigo fiel no município, o vereador Carlos Melo, o querido Carlinhos, muito ligado a Roriz e freqüentador semanal de meu gabinete na Câmara Federal.

Carlinhos me procurou sugerindo que eu conversasse com Zequinha Roriz, irmão do Joaquim e um dos seus coordenadores políticos, para tratarmos de um espaço que poderia ser aberto no diretório de Luziânia, no que concordei. Marcamos para o dia seguinte almoço na Churrascaria Gaúcha, em Brasília.

Neste encontro, Zequinha me disse que o objetivo dos emedebistas de Luziânia era eleger Joaquim Roriz Deputado Estadual, indagando-me se havia como ajudá-lo. Respondi afirmativamente e contatei imediatamente Manoel Bezerra e Aurelino, integrantes do diretório de Alexânia, solicitando apoio à candidatura de Joaquim Roriz. Fiz o mesmo com os diretórios do MDB de Orizona, Vianópolis, Pires do Rio, Itapaci e Goiatuba, conseguindo para Joaquim estes diretórios que já me apoiavam.

Após conseguir o apoio dessas lideranças, incluindo Maria Dagmar, nossa coordenadora em Goiânia, com intensas atividades políticas que tínhamos em conjunto, Joaquim e eu criamos uma confiança mútua e em conseqüência, os companheiros de Luziânia decidiram que trabalhariam para os dois candidatos, Henrique e Juarez.

Quando da convenção regional, Henrique escolheu seu vice na família Roriz, o advogado muito conceituado no município, Hélio Roriz. Pela minha lealdade em fortalecer a candidatura do seu representante, o diretório municipal do MDB de Luziânia decidiu, também, apoiar minha candidatura a Deputado Federal.

Naquela eleição, 1978, obtive estrondosa votação em Luziânia, garantindo com isso a posição de mais votado entre os Deputados Federais eleitos por Goiás. Henrique Santillo se elegeu Senador com grande votação em todo o entorno de Brasília e Joaquim Roriz foi o Deputado Estadual mais votado dentre os eleitos para a Assembléia Legislativa.

Conseguimos essa união pelo trabalho do saudoso vereador Carlos Melo, um dos grandes amigos que angariamos em nossa cruzada pela democracia.

Naquele instante em que estive com Zequinha, consolidamos uma aliança duradoura e abrimos caminho para que Roriz percorresse, com grande sucesso, sua senda política, iniciada em Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário