terça-feira, 25 de setembro de 2012

Furando o bloqueio do MDB de Luziânia


Estamos contando um pouco da política em Goiás, especialmente em Anápolis, no período difícil da ditadura de 1964. Escolhidos os candidatos que representariam o MDB nas eleições de 1978, à cadeira que seria disputada junto ao eleitorado goiano, foram realizados os acordos para o fortalecimento das duas candidaturas escolhidas na convenção do Partido. Ambos eram muito conhecidos das lideranças municipais. Por ser representante da região do Entorno de Brasília (nascera em Formosa) Juarez Bernardes era mais conhecido que Henrique Santillo nos municípios próximos a Brasília.

Luziânia, contando com distritos, hoje os municípios de Água Lindas; Santo Antônio do Descoberto; Novo Gama, Cidade Ocidental e Valparaíso, lançaria pela primeira vez um candidato da cidade pelo MDB, a deputado estadual. O escolhido foi o ex-vereador Joaquim Domingos Roriz. Empresário do ramo de material de construção em Brasília, não era do nosso relacionamento pessoal.

A mesma reunião do diretório municipal que lançou Joaquim Roriz a deputado estadual, fechou questão em favor de Juarez Bernardes para o Senado. Os demais diretórios do MDB, em todas as regiões do Estado, tinham suas preferências particulares, mas não fecharam as portas para o outro corrente do Partido. Em Luziânia foi diferente: foi fechado o apoio do diretório emedebista a Juarez Bernardes e as portas fechadas à candidatura de Henrique Santillo na região.

Contávamos, na cidade, com o apoio do saudoso vereador Carlos Melo que, semanalmente, comparecia a Brasília, na Câmara Federal, relatando-me as dificuldades que enfrentava para abrir uma brecha em favor de Henrique na região. Como Joaquim Roriz tinha que buscar apoio à sua candidatura a deputado estadual, Carlos Mello, o Carlinhos, sugeriu que conversássemos com Zequinha, irmão de Roriz, político experiente e que já fora prefeito em Luziânia, para tentarmos um acordo, abrindo espaço em alguns municípios que nos apoiavam, para que apoiassem, também, a Joaquim Roriz. Eu, Carlos Melo e Zequinha, almoçamos na Churrascaria Gaúcha, do Shopping de Brasília. Acertamos que conseguindo apoio de alguns diretórios municipais à candidatura de Joaquim Domingos Roriz, o diretório municipal do MDB de Luziânia, reconheceria Juarez Bernardes e Henrique Santillo como candidatos ao senado, democratizando a ação política no município.

Não solicitei apoio à minha candidatura a deputado federal. Nem pedi ao diretório de Luziânia que apoiasse só Henrique Santillo. Meu pedido foi no sentido de que não fechassem as portas da região a Henrique Santillo. Aceitaram o acordo. Mesmo assim, acordando que Henrique Santillo fosse aceito, democraticamente, pelo partido na região, faziam questão de ressaltar que tinham preferência por Juarez Bernardes. Imediatamente após o acordo procurei os companheiros de Alexânia, Corumbá de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Vianópolis, Orizona, Pires do Rio, Goiatuba e Itapaci, cujos diretórios do MDB ficaram com a candidatura Roriz, a deputado estadual.

Em Goiânia montamos um esquema com líderes comunitários, lideranças universitárias e alguns comerciantes. Joaquim Roriz contava só comigo para o sua campanha política em todo o Estado. Depois que o trabalho se consolidou, fomos (Henrique e eu), a Luziânia. Pessoal satisfeito com a forma que trabalhei a candidatura de Joaquim Roriz, nos recebeu em festa. No mesmo encontro, o advogado Hélio Roriz, que se candidatara a deputado estadual no pleito anterior, ficando nas primeiras suplências do MDB, foi convidado por Henrique para ser seu suplente. Aceitou o convite... (Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário