sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Carlos Limongi, um obstinado convicto


O juiz da Infância e Juventude da Comarca de Anápolis, Carlos José Limongi Sterse, é obstinado na luta pela reorganização da instituição, a família. Quando juiz em Orizona, cidade da região da Estrada de Ferro, envolveu toda a comunidade urbana e rural na verdadeira cruzada para combate ao vício do álcool e das drogas. Nas pesquisas que tinha em mãos e na sua avaliação pessoal, vício em álcool e drogas eram as causas maiores para a desintegração das famílias.

Em Anápolis, Carlos Limongi  deu dimensão maior ao movimento, com a criação e funcionamento da Associação Cruzada pela Dignidade (ACD), ONG que trabalha pelo fortalecimento da família. Para maior transparência do trabalho e em busca do fortalecimento da associação e solução dos gravíssimos problemas enfrentados por inúmeras famílias anapolinas, realizou na última quarta-feira, dia 10 de outubro, a marcha denominada a Bandeira da Família. De acordo com Carlos Limongi, com isso foram em “busca de, através desse símbolo, reforçar as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Associação Cruzada pela Dignidade e demais parceiros. Também é um momento para mostrar que o BEM se organiza. Nós somos parte integrante de uma sociedade que trabalha pelo enaltecimento da família e dos valores éticos, religiosos, filosóficos e morais.”

Para Limongi, que, além de juiz da Infância e da Juventude em Anápolis, é também presidente de Honra da ONG Associação Cruzada pela Dignidade, a caminhada pelas ruas centrais da cidade na última quarta-feira serviu de instrumento para despertar a atenção de parceiros, entidades, clubes de serviços, igrejas e pessoas da comunidade a se engajarem numa verdadeira Corrente do Bem, através de ações positivas, construtivas e concretas.

Em Anápolis, segundo o juiz, há famílias totalmente desintegradas. Pai, mãe e filhos, cada um perambulando pela cidade, morando nas ruas, dormindo sob marquises ou bancos de jardins,  vivendo sob efeito do álcool e das drogas. “Só mesmo um trabalho efetivo da sociedade para reintegrá-las”, afirma Limongi.

No levantamento realizado pela Associação Cruzada pela Dignidade, uma das possibilidades seria a união das igrejas de Anápolis, por todas suas denominações, se responsabilizando pelo acompanhamento de algumas famílias que se encontram nessa situação de indigência total. Para os líderes do movimento de organização da sociedade em favor do bem, se cada igreja de Anápolis se dispuser a assumir três famílias dessas que estão praticamente desintegradas pelo vício e miséria, agasalhará todas as que se encontram nessa situação no município.

Segundo Limongi, com a união de esforços dos que estão preocupados com essa situação desumana em que vivem essas famílias, o problema do momento pode ser resolvido e assim “transformaremos  e melhoraremos a nossa sociedade”.

Lideranças católicas, evangélicas, espíritas, além de clubes de serviço, entidades de classe, sindicatos patronais e de empregados, empresários, comerciantes e comerciários, profissionais liberais e integrantes da sociedade anapolina apoiam a iniciativa da Associação Cruzada pela Dignidade. Estiveram representadas na caminhada “Corrente para o Bem”. Discutem agora de que forma poderão melhor participar. É uma iniciativa da sociedade toda, comandada pelo obstinado Carlos Limongi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário