terça-feira, 29 de junho de 2010

Acontecimento marcante pouco conhecido

Publicado na edição de 27/06/2010 do jornal Diário da Manhã

Por ocasião de jogos pela Copa do Mundo, campeonatos internacionais, nacionais ou regionais, os cronistas esportivos desarquivam inúmeras curiosidades do baú esportivo. Fazem retrospectiva de disputas entre duas equipes, quantas vitórias foram obtidas por cada uma, quantos gols marcaram, qual a maior goleada de uma sobre a outra e outras particularidades. Com isso deixam o torcedor muito bem informado.

Quando se analisa a história esportiva de um Município são citadas informações sobre a data da fundação dos clubes, qual seu primeiro presidente, cor da camisa, qual seu principal artilheiro, quem mais jogou pela equipe, quando surgiram os estádios, qual o primeiro jogo, quem marcou o primeiro gol...

Em Anápolis já sabemos que o primeiro time da cidade foi o Bahia Sporte Clube, em homenagem ao baiano Faustino Plácido do Nascimento, doador de uma área de terreno na atual Praça do Bom Jesus, em que se construiu o primeiro campo de futebol de Anápolis : Campo do Largo do Bom Jesus, no final de 1921. Sabe-se que logo depois foi fundado o Cruzeiro do Sul, em 1922. Em 1931 os dois times se fundiram e deram origem ao Annápolis Sport Club.

As curiosidades não param aí. Em 1933 surgiu o campo do Jundyahí. Vicente Puglisi marcou o primeiro gol. Final de 1941 a maio de 1942 funcionou o Campo Novo onde hoje está instalado o terminal urbano, na Praça Americano do Brasil. Em abril de 1942 surgiu o Estádio Manoel Demóstenes, com Riograndino, do Annápolis Sport Club tendo marcado o primeiro gol. Em 31 de agosto de 1963 surgiu o primeiro campo gramado em Anápolis, o Irany Ferreira Barbosa. Em l0 de abril de 1965 foi inaugurado o Estádio Jonas Duarte. Rodarte do São Paulo, marcou o primeiro gol.

Muitos sabem desses acontecimentos esportivos e outros mais, como a vitória da União Esportiva Operária, contra o Atlético Clube Goianiense, em 1947, por 3x2, sagrando-se campeã goiana. No entanto outros fatos importantes ocorridos nos campos de futebol de Anápolis são pouco conhecidos dos próprios anapolinos. Fatos históricos, hilariantes e marcantes.

Segundo o professor e historiador João Asmar, numa das suas crônicas, a rivalidade do futebol anapolino era com América e União de Goiás Velha. Entretanto, na década de 40, no campo do Jundiaí, um jogo entre Anápolis Esporte Clube e Goiânia Esporte Clube, deu início a grande rivalidade entre times da nova Capital e Anápolis. O campo do Jundiaí era todo cercado com muros de taipa, não era gramado, nem possuía alambrado. Nas laterais estavam instaladas cadeiras que eram usadas pelas autoridades que comparecessem aos jogos e pela banda de música. No transcorrer do jogo, Tomaz lançou a bola por cima para Raul que antecipou-se ao goleiro. Prensado por dois zagueiros cabeceou marcando o gol. Vibração do público e a bandinha aumentando a alegria da torcida. Quem não gostou nem um pouquinho, foi o interventor de Goiás, João Teixeira, presente ao espetáculo. Teixeira era goianiense convicto. O árbitro da partida, fanático pelo Goiânia, para agradar ao interventor goiano, anulou o gol. A revolta dos anapolinos foi total.

Sebastião Paulista , comandando os protesto da torcida: Bêbado, corpo cambaleando, vermelho e boca espumando, gritava ininterruptamente, em frente ao interventor João Teixeira, sentado numa das cadeiras instaladas no campo:

- Juiz ladrão! Laaadrão! Filho da puta...

Incomodado com a insistente gritaria do Tião, o visitante ilustre, de maneira educada, voz baixa e com muita calma lhe pediu para que parasse com aquele xingatório.

Sebastião Paulista , engrossou, dirigindo termos ofensivos ao dr. João Teixeira.

Sem perder a paciência com o bêbado atrevido, o interventor lhe perguntou:

– O senhor sabe com quem está falando?

– Não sei e nem quero saber! Disse Tião retorcendo o corpo, quase caindo!

João Teixeira, investido na condição de maior autoridade do Estado, lhe disse com firmeza:

– O senhor está falando com o governador do Estado.

– Melhor! Filho da puta duas vezes! Arrematou Tião Paulista, para a preocupação das autoridades anapolinas que acompanhavam Teixeira.

Correria e muito tumulto no campo. Bandinha tocando número extra para abafar a confusão. Enquanto isso Sebastião Paulista foi levado para a prisão. Passou a noite na cela, curtindo sua bebedeira.

Tião Paulista, primeiro preso nos campos de futebol de Anápolis a passar a noite na cadeia.


Adhemar Santillo foi atleta do Ypiranga, cronista esportivo e presidente da Liga Anapolina de Desporto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário